quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Prazer, Soja!

Pois é, o Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, mas a grande exportação deste grão é maior do que o consumo dentro do pais. Isto porque ainda não é hábito consumir os grãos de soja que tanto fazem bem se administrados em uma alimentação saudável.
Há um tempo eu consumo soja, não como todos os dias porque há muitos outros ingredientes na natureza que fazem tão bem quanto, mas é um ótimo substituto da carne quando se está enjoado ou até mesmo por questões clínicas como diabetes, hipercolesterolemia, hipertensão e etc.
A soja é encontrada em inúmeras formas, consumo a PTS (proteína texturizada de soja) esta serve para fazer pratos quentes, têm formas parecidas com a carne moída (ideal para almondegas, kibe) e carne mais graúda (ideal para estrogonofe e espetinho).

Esses são os tipos que mais consumo, mas tem muito e muito outros.
A soja fermentada é muito boa também e está presente no tofu, shoyo e missô (pasta japonesa).

Benefícios de consumir a soja:
Menopausa:
A soja possui uma substância chamada Isoflavona, que por ter estrutura química semelhante ao estrogênio é conhecida como fitoestrogênios, podendo exercer algumas funções similares a este hormônio, como a redução das ondas de calor. Por isso, para mulheres entrando na menopausa a soja é uma ÓTIMA aliada!

Câncer:
A isoflavona também tem atividade anti-cancerígena, principalmente câncer de mama e próstata.

Combate ao envelhecimento:
A soja tem ação antioxidante e é rica em vitamina E que ajuda no combate ao envelhecimento.

Aliada ao Coração
Soja apresenta gorduras poliinsaturadas, estão associadas com menores índices de doenças cardiovasculares. Reduzindo risco dessas doenças.

Rica em Proteínas:
Apesar de ser uma proteína de origem vegetal, a qualidade é tão boa que é comparada a qualidade das proteínas de origem animal (que oferece todos os aminoácidos essenciais), com a vantagem de não acidificar o pH do sangue como as proteínas de origem animal fazem.

Prato com Soja:
   Almôndegas ao sugo



Sem sugo ainda, tinha acabado de tirar do forno. O segredo para soja ficar saborosa é encher de temperos (usei: cebola, açafrão, pimenta do reino, salsinha, manjericão e shoyo no lugar de sal)


Essa almondega é muito nutritiva além de ter a PTS, coloquei aveia e farinha de linhaça, assim a quantidade de farinha de trigo ficou bem menor!


Acompanhei com salada de alface, kani e vinagrete
Arroz com milho e orégano.

Ficou  bommmm!

Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário