Há um tempo eu consumo soja, não como todos os dias porque há muitos outros ingredientes na natureza que fazem tão bem quanto, mas é um ótimo substituto da carne quando se está enjoado ou até mesmo por questões clínicas como diabetes, hipercolesterolemia, hipertensão e etc.
A soja é encontrada em inúmeras formas, consumo a PTS (proteína texturizada de soja) esta serve para fazer pratos quentes, têm formas parecidas com a carne moída (ideal para almondegas, kibe) e carne mais graúda (ideal para estrogonofe e espetinho).
Esses são os tipos que mais consumo, mas tem muito e muito outros.
A soja fermentada é muito boa também e está presente no tofu, shoyo e missô (pasta japonesa).
Benefícios de consumir a soja:
Menopausa:
A soja possui uma substância chamada Isoflavona, que por ter estrutura química semelhante ao estrogênio é conhecida como fitoestrogênios, podendo exercer algumas funções similares a este hormônio, como a redução das ondas de calor. Por isso, para mulheres entrando na menopausa a soja é uma ÓTIMA aliada!
Câncer:
A isoflavona também tem atividade anti-cancerígena, principalmente câncer de mama e próstata.
Combate ao envelhecimento:
A soja tem ação antioxidante e é rica em vitamina E que ajuda no combate ao envelhecimento.
Aliada ao Coração
Soja apresenta gorduras poliinsaturadas, estão associadas com menores índices de doenças cardiovasculares. Reduzindo risco dessas doenças.
Rica em Proteínas:
Apesar de ser uma proteína de origem vegetal, a qualidade é tão boa que é comparada a qualidade das proteínas de origem animal (que oferece todos os aminoácidos essenciais), com a vantagem de não acidificar o pH do sangue como as proteínas de origem animal fazem.
Prato com Soja:
Almôndegas ao sugo
Sem sugo ainda, tinha acabado de tirar do forno. O segredo para soja ficar saborosa é encher de temperos (usei: cebola, açafrão, pimenta do reino, salsinha, manjericão e shoyo no lugar de sal)
Acompanhei com salada de alface, kani e vinagrete
Arroz com milho e orégano.
Ficou bommmm!
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário